18.8.09

Como risco em papel, por Marcela Reichelt

no Teatro Álvaro de Carvalho TAC, Florianópolis.
Data: 27 de Agosto de 2009
Horário: 21h
Preços: R$20,00 (meia para estudantes e alunos da Cultura Inglesa).
Classificação etária: 16 anos
Duração: 50'

Como risco em papel

Como Risco em Papel é um trabalho solo de dança que toma referências no filme O Livro de cabeceira de Peter Greenaway (1996), contextualizando e reutilizando conceitos explorados nos corpos livro do filme para criar um trabalho de dança contemporânea. As memórias visuais dos corpos, as imagens desdobradas em diferentes planos, a relação entre escrita e corpo, e as analogias entre corpo e livro, pele e papel, discurso e escrita, foram exploradas como tema das estratégias poéticas do movimento dentro de um entendimento e visão de dança.

A pele enquanto histórico de uma trajetória, o físico como arquivo repositório de imagens e portador de mensagens. Um corpo que discursa pelo movimento em relação com a composição cenográfica, música e imagens em vídeo. O recurso da justaposição de imagens – abundantemente utilizado no filme – permite ao espectador olhar para diferentes formas de apresentar o tema simultaneamente. O trabalho apresentado pela bailarina, inclui conceitos explorados por Greenaway relacionados em uma pesquisa própria que enfatiza a dança contemporânea como recurso e vocabulário para criação de imagens de um corpo em movimento como um discurso.

Como Risco em Papel teve financiamento do 13 Festival da Cultura Inglesa e foi premiado no festival como Melhor Trabalho de Dança nesta edição, em maio de 2009. Apresentou na cidade de Itajaí, e ainda apresentará em outras cidades do estado com apoio da Cultura Inglesa.


Ficha Técnica:
Concepção coreográfica e direção: Marcela Reichelt
Bailarina: Marcela Reichelt
Assistente de direção: Tiago Romagnani e Marcos Klann
Concepção e direção de vídeo: Tiago Romagnani
Performances em vídeo: Priscila dos Anjos e Marcos Klann.
Trilha sonora: Diogo de Haro
Figurino: Lígia Baleeiro


xxx

Nenhum comentário: